domingo, 13 de setembro de 2015

Dicas para ajudar pais e crianças na entrada do Jardim de Infância

Começa a azáfama habitual para pais e filhos assim como a ansiedade e preocupações com início ou reinício do ano escolar
As preocupações dos pais são naturais e por isso deixamos algumas dicas que podem determinar não só um bom início do ano escolar, como a boa integração das crianças num mundo até agora desconhecido e uma etapa tão importante nas suas vidas.
É um momento de grande nervosismo para os pais e de alguma apreensão, mas que não deve se transformada em algo que lhe gere ansiedade. Temos, sim, de motivar positivamente, criando entusiasmo por tudo o que a espera.

E como fazemos isto? Envolvendo a criança em todo o processo desde a compra da mochila, lancheira, estojo, na maior parte das vezes com os seus heróis ou bonecos favoritos. Fazer isto com antecedência, pelo menos na semana anterior ao início das atividades é importante para ela poder ir “saboreando” estes novos adereços que passam a fazer parte da sua vida durante o próximo ano.

Ainda nesta semana é importante que a criança se sinta como na semana anterior ao seu aniversário, em que antecipa os presentes e a festa.  Deverá fazê-la sentir-se feliz com a antecipação do primeiro dia de jardim de Infância que se aproxima.

Podemos, então, se ainda não o fizemos, aproveitar uma tarde ou manhã e fazer o percurso de casa até à escola e ir explicando-lhe que esse vai passar a ser  o  seu dia-a-dia.
Visitar o Jardim de Infância, as salas, as casas de banho, o refeitório e o recreio com a criança e mostrar como vai ser tão engraçado estar com mais crianças e fazer novos amigos com quem vai brincar.

Assim, no primeiro dia, a criança vai reconhecer o espaço e vai sentir-se mais à vontade para o explorar e mesmo ajudar os colegas que ainda não tiveram essa oportunidade. É desde logo uma outra confiança, outra vontade de ali estar.

Vá-lhe falando do horário que vai passar a cumprir: se vai de manhã e almoça lá e se fica na CAF, que tem o recreio a meio da manhã e da tarde, que pode sempre pedir à educadora para ir à casa de banho e que pode pedir ajuda a um adulto se não quiser ir sozinha.
Pergunte-lhe o que gostaria de saber sobre o Jardim de Infância , e fale mesmo da sua experiência.

Deve aproveitar, ainda antes do início das atividades letivas, para começar a organizar algumas rotinas diárias: o horário de ir para a cama deve ser o mesmo que quando começar o jardim de Infância. Tente levantá-la à hora que vai começar a levantar-se para ir para o JI, criando assim um ritmo que facilitará a sua nova vida.

Dê-lhe coisas para fazer, atividades ligadas com as questões escolares, pintar, recortar reavivando tarefas que desempenhavam no jardim de infância. No dia anterior, fale sobre a roupa que ela gostaria de vestir, dê-lhe a escolher entre dois conjuntos, evitando assim a confusão da manhã e, deixe escolher o que prefere levar para o lanche,

Estas coisas feitas antecipadamente ajudam a diminuir o nível de ansiedade os pais e dos filhos. Depois, é esperar que tudo corra pelo melhor, dar-lhe tempo para se ir adaptando e estando sempre atento e disponível para falar sobre o dia-a-dia enquanto o vai buscar à escola ou em casa. Mas ouça, ouvindo mesmo, pois ela conta consigo.
Não faça drama

adaptação
“A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.”

Felizmente, as crianças têm uma enorme capacidade de lidar com as mudanças.

Quanto mais você tratar o Jardim de Infância como algo divertido e normal, menos seu filho vai perceber que isso é de fato uma mudança na vida dele. Na hora de se despedir, faça como uma coisa que não é muito importante (“Tchau, querida(o), a mamã volta para te buscar daqui a pouquinho, está bem? Diverte-te bastante por que eu já volto!” Desta forma o seu filho vai pensar que ficar no jardim de Infância deve ser tão divertido que vocês nem vão ficar muito tempo ali. Evite despedidas chorosas (mesmo que esteja a morrer por dentro), abraços longos e apertados e mil recomendações nos primeiros dias, ou a criança vai perceber que alguma coisa está errada.
Lembre-se: Faça com que seu filho acredite que o Jardim de Infância é um lugar ótimo e divertido. Isso vai fazer não apenas que os primeiros dias sejam tranquilos, mas também com que ele se acostume à ideia de que aprender coisas novas, conhecer novos amigos e novas brincadeiras é uma alegria!
Adaptado de Zélia Parijs, psicóloga


Sem comentários:

Enviar um comentário