sábado, 7 de novembro de 2015

Desperdício alimentar


Tal como prometido, continuamos a falar de desperdício alimentar e, mais especificamente, sobre as datas de conservação dos alimentos.
Deixamos aqui uma parte duma publicação da National Geografic sobre este assunto:


"A confusão frequente entre os conceitos de “data de validade” e “consumo preferencial” na etiquetagem dos alimentos provoca um grande desperdício de comida. Há alimentos que rapidamente se deterioram, mas muitos aguentam. É essencial que o consumidor saiba quanto pode durar o produto que compra para garantir a sua máxima durabilidade. Mas também devemos saber armazenar correctamente os nossos alimentos. A redução da temperatura no frigorífico e no congelador, por exemplo, aumenta a durabilidade dos produtos. E o condicionamento de muitos produtos na despensa em locais secos e frescos também. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda uma data de validade específica para cada um destes produtos alimentares (conservados a uma temperatura igual ou inferior a 4,44ºC)."

Seguidamente, enumeram-se algumas ações concretas para Prevenir a Produção de Resíduos que pode colocar em prática no dia a dia, aquando da preparação das suas refeições, recomendações  da Agência Portuguesa do Ambiente:
  1. Escolha cozinhar alimentos frescos: poderá assim comer mais saudavelmente e ainda economizar mais do que numa refeição pronta e pré-embalada e também produzir menos quantidades de resíduos de embalagens.
  2. Não se esqueça de usar em primeiro lugar os produtos com a data limite de consumo mais próxima para evitar desperdícios; tenha mais cuidado com os produtos perecíveis, por exemplo, pôr os produtos que devem ser usados mais rapidamente à frente, no frigorífico ou no armário, é uma forma simples de controlar adequadamente o seu consumo e, evitando o desperdício, reduzir a produção de resíduos.
  3. Sempre que possível beba água da rede pública de distribuição (é segura e mais barata) - Encha uma caneca com água da torneira! Economizará na compra de embalagens de garrafas de água e limitará a quantidade de recursos utilizados e resíduos produzidos!
  4. Quando fizer um piquenique, leve preferencialmente embalagens herméticas para produtos alimentares, garrafas reutilizáveis e os utensílios de todos os dias; desta forma, depositará menos resíduos no contentor de “lixo” mais próximo; e aqueles que produzir, leve-os de volta para casa para os separar com destino aos ecopontos.
  5. Para o lanche, coloque os alimentos numa «caixa» reutilizável/lancheira e a bebida num cantil em vez de um saco ou de um pacote/lata individual que deitará fora.
  6. Ajuste os tamanhos das porções de alimentos servidos, consoante as necessidades nutricionais e apetite de cada um (pode ajustar as porções com base nos restos deixados no prato ou pela quantidade de comida confecionada que sobrou).
  7. Aproveite os alimentos cozinhados em excesso para confecionar outros pratos, quando possível, ou congele o restante para outra ocasião (em embalagem hermeticamente fechada e datada).  
  8. Os óleos alimentares usados devem ser valorizados: procure reduzir a quantidade de óleos e gorduras utilizados na confeção dos alimentos e nunca os deite fora para a canalização! Coloque-os numa garrafa usada e depois num oleão. Procure também prolongar a vida dos óleos alimentares que usa na cozinha, escolhendo óleos de qualidade (que resistem melhor às altas temperaturas e queimam menos - pense também na sua saúde), filtrando o óleo após cada utilização para retirar as partículas/sedimentos resultantes da fritura, e fritando alimentos diferentes em óleos diferentes, para não misturar os sabores porque diferentes alimentos têm necessidades de diferentes graus de fritura/confeção.
10 alimentos que podem se consumidos depois de passar o prazo de validade, (noticiado em TVI 24 em 9 de Março):

Veja a lista dos alimentos que podem ser consumidos depois de ultrapassarem a data de validade: 

Batatas fritas: cerca de 10 tiras de batata frita caseira tem aproximadamente 171mg de sal, valor que aumenta significativamente quando são batatas embaladas. O sal ajuda na conservação do produto. 

Chocolate:  este alimento proveniente do cacau, sofre diversas modificações até chegar a casa do cliente. Uma delas é a introdução de manteigas e açúcares que ajudam a preservá-lo, durante algum tempo depois de ultrapassada a data de validade. 

Ketchup: dura mais um ano após a data inscrita na embalagem, quando guardado num local seco e fresco. 

Iogurte: depois da atingir a validade, pode durar mais seis semanas. Depois disso é possível ingerir a parte do iogurte que fica por baixo na embalagem. 

Ovos: um bom teste para comprovar se esta fonte de proteínas está ou não boa para consumo é colocá-los numa bacia com água. Se o ovo flutuar significa que está a acumular bactérias e gases no interior, se afundar é porque está em ótimo estado para consumir. 

Pão: alimento muito consumido na dieta mediterrânica, é um desperdício deitá-lo fora. Quando está duro pode sempre ser aquecido no forno ou usado numas rabanadas, e desde que não tenha muito bolor pode sempre ser aproveitado. 

Arroz: depois de meses, e até anos, este cereal continua ainda bom para consumo. 

Frutas e vegetais: o senso comum pode ser aplicado também às frutas e vegetais. Se não está podre nem muito mole está bom para ser ingerido.




Sem comentários:

Enviar um comentário