sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Vamos falar de alimentação


Na terça feira tivemos a visita de três enfermeiras que vieram falar-nos sobre alimentos saudáveis.
Fizeram um jogo com cartões e nós acertamos sempre porque já sabemos muito bem o que devemos comer e quais os alimentos que fazem mal à saúde!





E já que estamos a falar de alimentação, tal como prometido, aqui ficam mais dicas para não deitar fora os saquinhos do chá:


1. Combater o Acne

Saquinhos de chá verde têm-se mostrado uma boa ajuda na limpeza da pele gordurosa onde o acne prolifera. As propriedades das folhas de chá verde ajudam a prevenir e a combater o aparecimento de acne e borbulhas eliminando o excesso de gordura produzida pela pele. Para isso basta aplicar os sacos de chá ainda húmidos comprimi-los contra as partes mais problemáticas da pele.

2. Revitalizar olhos

Ajuda a acalmar  e a suavizar os olhos cansados. Depois de ferver o chá coloque um saquinho em cada olho e deixe por cerca de 20 minutos.

3. Aftas 

Pode não ser tão saboroso como uma chávena de chá, mas o poder antioxidante das folhas de chá faz com que funcionem como um bom anticéptico. Colocar um destes sacos depois de usado junto a aftas, ou feridasna boca, facilita a sua cicatrização matando os germes que impedem a ferida de fechar

4. Limpar a casa

Guarde os sacos de chá usados para pequenas limpezas em casa, sobretudo em superfície polidas como forma de lhes dar mais brilho Pode mesmo utiliza-los em vez de panos ou esponjas em conjunto com o detergente para dar um aspecto mais brilhante a vidros, madeiras e espelhos

5. Na cozinha

Para tornar a carne mais suave e menos seca e rija pode utilizar os sacos de chá para marinar. Não só a carne se torna mais tenra como também ganha um agradável aroma. Experimente colocar a carne em água quente com um saco de chá durante cerca de 5 minutos antes de cozinhar.

6. Queimaduras solares

Colocar um saquinho usado de chá em cima da zona de  pele queimada pelo Sol alivia a sensação de ardor. O chá preto é o ideal para este tipo de problema.

7. Roupa

Pendurar uns saquinhos de chá dentro do armário ajuda a evitar o cheiro a mofo que por vezes pode ser um problema.  Também para ajudar a remover o odor de dentro dos sapatos pode colocar no interior saquinhos de chá já usados.

8. Vasos

Ao colocar plantas em vasos faça uma primeira camada no fundo  com saquinhos  de chá usados.  Isto ajudará a que a terra mantenha a água por mais tempo ao mesmo tempo que é enriquecida pela libertação dos nutrientes das folhas de chá.

9. Jardinagem


Os sacos de chá podem ser utilizados de várias formas no jardim. As suas propriedades ajudam a repelir vermes, larvas e algumas pragas. Para isto pode mergulhar o saco de chá na própria água de rega ou abrindo o saco,  misturar o chá húmido depois de usado com o composto utilizado para adubar.

Sem comentários:

Enviar um comentário