sábado, 12 de dezembro de 2015

Reaproveitamento de alimentos

Dando continuidade a dicas para reaproveitamento de  alimentos, hoje é  vez das cascas dos ovos e das claras. 
As claras podem ser congeladas e quando se conseguir juntar o numero suficiente, pode-se fazer belas receitas de pudins e outros doces.

A clara de ovo é também um óptima opção de fazer uma máscara rejuvenescedora (e que serve para fechar os poros). Basta bater uma ou duas claras com um pouco de sumo de limão e aplicar sobre a pele. Deixe por 15 minutos e enxague bem.
Um bom tratamento caseiro para queimaduras leves, onde não há formação de bolhas, é colocar uma fina camada de clara de ovo exatamente em cima da queimadura porque ela é rica em colagénio que ajuda na proteção e cicatrização da região queimada.
Casca de ovo
Composta basicamente por cálcio, a casca do ovo tem a função de proteger o embrião em formação na parte interna. Mas, quando o ovo é usado como alimento, a casca quase é sempre deita para o lixo mas  poderá descobrir aqui que ela pode ser muito útil:
-Para manter as lâminas do liquidificador sempre afiadas, triture algumas cascas de ovo (depois de lavadas e secas no forno). O atrito das cascas com a lâmina vai ajudar a manter o metal afiado.
-Não deite fora o pó que se formou com a dica do item anterior! A farinha de casca de ovo pode ser utilizada como suplemento alimentar para cães e gatos. Basta despejar uma colher de café do pó sobre a ração do seu bichinho e o suplemento vai suprir as necessidades diárias de cálcio e fósforo do animal. 
-Se sofre com alergia a picadas de insetos: lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias em um recipiente com vinagre de maçã. Passe a solução nas áreas afetadas três vezes ao dia.
-É possível evitar bichos como lagartas e lesmas em seus vasos de plantas sem pesticidas químicos! Basta quebrar a casca de ovo e espalhar ao redor das plantinhas. O cálcio vai mudar a acidez do solo e afastar as pragas.
-A compostagem (processo de reciclagem de matéria orgânica, como restos de legumes e vegetais, para gerar adubo) é uma ótima opção para reaproveitar o lixo doméstico. Se adicionadas a uma pilha de compostagem, as cascas de ovos se degeneram rapidamente e contribuem com o cálcio e outros minerais importantes para o solo. 
-Pode substituir a palha de aço por uma opção muito mais ecológica. As cascas de ovo limpas e trituradas têm função abrasiva e podem substituir o produto na hora de limpar panelas ou polir outros materiais – basta colocar um punhado na esponja já com sabão e esfregar a peça normalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário